Whatsapp
MAIS BAHIA 1024
MAIS BAHIA 0924 - H
Bahia

2ª edição da Copa Loreta Valadares é lançada e ganha reforço da campanha “Dê cartão vermelho ao racismo!”

As partidas do torneio feminino, uma iniciativa da Sudesb, iniciam-se no próximo dia 21, 9h, com jogos acontecendo nos estádios de Pituaçu e de Iti...

09/10/2023 18h45
Por: Redação
Fonte: Secom Bahia
Foto: Marcus CArneiro
Foto: Marcus CArneiro

Com ato de lançamento e sorteio de grupos na manhã desta segunda-feira (9), no Estádio de Pituaçu, a segunda edição da Copa Loreta Valadares ganhou como reforço a campanha “Dê cartão vermelho ao racismo!”, que tem ações focadas nos estádios de futebol da Bahia.

“Queremos aproveitar este espaço de protagonismo e valorização das mulheres no futebol para defesa da luta pela erradicação dessa chaga que divide, exclui e discrimina uma parcela importante da sociedade. O contexto da Copa Loreta Valadares é favorável para essa mobilização que precisa ter a participação, o apoio de toda a sociedade e um alerta permanente em todos os ambientes”, afirmou a secretária Ângela Guimarães, titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), pasta responsável pela campanha.

Continua após a publicidade
Anúncio

As partidas do torneio feminino, uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), iniciam-se no próximo dia 21, 9h, com jogos acontecendo nos estádios de Pituaçu e de Itinga (Lauro de Freitas) e no Centro de Treinamento do Vitória, no Barradão. O calendário de jogos segue até primeira quinzena de dezembro, sempre aos sábados.

O torneio feminino reúne um total de 25 equipes, sendo 17 da categoria adulta – quatro grupos de quatro equipes cada – e oito equipes sub-17 – dois grupos de quatro equipes. As atletas são de Salvador e de municípios da Região Metropolitana.

Para o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, trazer a campanha “Dê cartão vermelho ao racismo” para uma competição como a Copa Loreta Valadares é oportuno e adequado, pois o torneio tem forte identidade com a luta das mulheres e a luta contra a desigualdade.

“A Copa Loreta Valadares foi criada para valorizar e fortalecer o futebol feminino. A militante de esquerda que dá o nome dessa copa, nossa companheira Loreta Valadares, foi uma mulher que enfrentou a ditadura com coragem e garra, sempre lutando por direitos iguais, pelas mulheres e por uma sociedade mais justa. Portanto, a campanha de combate ao racismo tem tudo a ver com este torneio feminino de futebol”, disse Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb.

Ações previstas– Para a Copa Loreta Valadares, a campanha “Dê cartão vermelho ao racismo!” prevê ações como a instalação de faixas nos locais de jogos, distribuição de panfletos e ventarolas, além de ser pauta constate nas entrevistas e postagens de dirigentes, equipes e atletas.

Para realização da Copa Loreta Valadares, a Sudesb tem o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e parceria para sua execução da Federação Baiana de Desportos de Participação (FBDP). Nesta edição, tem apoio técnico das dirigentes de futebol feminino e ex-jogadoras Dilma Mendes, Rosana Vigas, Rosane Oliveira, Laura Rodrigues e Lívia Ferreira.

Loreta Valadares– Loreta Kiefer Valadares nasceu em Porto Alegre (RS), em 1943. Feminista e ativista política que lutou contra a ditadura militar instalada no Brasil em 1964, mudou-se com a família para Salvador quando tinha seis anos. Na ditadura, foi presa política e exilada, retornando ao Brasil em 1980, momento em que se tornou professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, cargo ocupado até sua aposentadoria.

A professora e militante Loreta faleceu em 2004, após uma árdua luta de séria cardiopatia adquirida em decorrência da tortura sofrida à época do regime militar. Mas como legado de sua trajetória de 61 anos de existência, deixou uma importante contribuição ao movimento de mulheres e de luta para a conquista e garantia dos direitos humanos no país.

Fonte: Ascom/Sudesb

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários