O programa Pé-de-Meia, que cria um poupança para estudantes do ensino médio estadual, foi lançado nesta segunda-feira (11) na Bahia. O ato de adesão do estado aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador, e contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ao lado do ministro de Educação, Camilo Santana, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
No Jornal da Bahia no Ar, Rádio Metropole, nesta segunda-feira (11), o ministro da Casa Civil explicou a iniciativa. "É um grande programa de apoio financeiro. Ele visa reduzir as taxas de abandono das nossas escolas do país interio. Muitos jovens infelizmente deixam a escola porque precisam trabalhar, ajudar colocar comida em casa, e nós queremos que eles se dediquem aos seus estudos", afirmou.
O programa é um incentivo financeiro-educacional, desenvolvido pelo Governo Federal, que tem como principal intuito promover a permanência e conclusão escolar de estudantes matriculados em instituições públicas. O Pé-de-Meia pode beneficiar mais de 283 mil estudantes e conta com um investimento estimado em R$ 820 milhões.
Para receber a poupança, o estudante de 14 a 24 anos precisa apenas ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e matrícula em série do ensino médio público com registro em até dois meses após início das aulas. O programa irá pagar mensalmente R$ 200 que podem ser sacados a qualquer momento, além de outros mil reais depositados a cada ano concluído.