O respeito e a valorização da diversidade ganharam destaque no complexo fabril da BYD Auto do Brasil, em Camaçari, durante as celebrações do Mês da Consciência Negra. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a empresa realizou, na segunda-feira (18), uma palestra voltada aos funcionários, abordando o cenário demográfico da Bahia e ressaltando sua posição como o estado com a maior proporção de pessoas pretas ou pardas do país — cerca de 80% da população, tanto na capital quanto no panorama estadual.
A palestra foi conduzida por Mariana Viveiros, supervisora de Disseminação de Informações do IBGE, que destacou o crescimento da população preta na Bahia entre 2010 e 2024. "É uma iniciativa louvável e muito rara entre as empresas. O IBGE fica muito satisfeito de poder estar junto com a BYD nessa discussão baseada em dados sobre as desigualdades por cor ou raça", afirmou Mariana.
Rodrigo Rosseto, gerente sênior de Recursos Humanos da BYD Auto do Brasil, reforçou a importância da iniciativa. “Foi um momento necessário para que nossos colaboradores conhecessem mais sobre a diversidade e a identidade da população preta no DNA deste estado que agora é também a casa da BYD”, pontuou.
A BYD, que possui mais de mil colaboradores em Camaçari e um investimento de R$ 5,5 bilhões em andamento, consolida sua presença na Bahia com um compromisso de engajamento em questões sociais e raciais. A fábrica, que prevê produzir até 300 mil veículos por ano em sua segunda fase, reflete a expansão global da empresa e sua visão de sustentabilidade e inovação.
Sobre a BYD
Líder em veículos elétricos no Brasil, a BYD opera desde 2013 no país e mantém fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM). Com projetos como o SkyRail em São Paulo e o complexo em Camaçari, a empresa reforça seu papel no mercado de energia limpa, integrando o Pacto Global da ONU e consolidando sua atuação como referência mundial em tecnologia e sustentabilidade.