A Bahia mantém sua posição de destaque no turismo brasileiro, liderando como o estado mais procurado do verão. De acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo (MTur), mais de nove milhões de visitantes circularão pelo território baiano durante a alta estação, movimentando R$ 23,7 bilhões na economia local. O valor representa 16% dos 59 milhões de brasileiros que planejam viagens a lazer no país.
Entre os turistas que escolheram a Bahia está Patrícia Maia, de 55 anos, vinda de São Paulo. "A Bahia é um estado de alegria. Adoro vir para as praias e descansar. Também sou fã da gastronomia, principalmente das moquecas e cocadas. Já estive aqui duas vezes e minhas filhas vieram pela primeira vez", relatou.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, comemorou os números divulgados pelo MTur, destacando o trabalho realizado pelo Governo do Estado. "A crescente chegada de turistas é fruto do trabalho desenvolvido na promoção dos destinos, divulgação do calendário das festas de verão, prospecção de voos, capacitação da mão de obra e obras de infraestrutura. Tudo isso somado ao jeito acolhedor do nosso povo", afirmou.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Wilson Spagnol, também apontou perspectivas positivas. "Certamente teremos um verão muito bom. Os principais destinos do estado devem registrar até 95% de ocupação da rede hoteleira, com uma média de 85% durante a estação", estimou.
No setor de bares e restaurantes, as expectativas também são animadoras. Segundo Leandro Menezes, presidente da Abrasel-BA, o verão deve trazer um aumento de até 15% nas vendas em relação ao ano passado, gerando mais de 10 mil empregos diretos e 40 mil indiretos.
Empresas de receptivo também observam um crescimento significativo na procura por serviços turísticos. Isac Lima, proprietário da Cassi Turismo, relatou um aumento de 18% na demanda. "Temos 12 agências em toda a Bahia e contribuímos para o desenvolvimento da atividade turística, especialmente em Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Itaparica", disse.
A malha aérea também reflete o bom momento do turismo baiano. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, o aeroporto de Salvador receberá mais de nove mil voos domésticos e 530 voos internacionais vindos da América do Sul e Europa. "O verão retrata o bom momento na captação de voos, com destaque para os internacionais, que terão origem em sete mercados emissores", explicou Marcus Campos, gerente de Marketing e Promoções Aéreas do Salvador Bahia Airport.
Com mais de 40% do fluxo de turistas internacionais da região Nordeste, a Bahia consolida sua liderança no turismo nacional, mostrando a força de sua diversidade cultural, natural e gastronômica, com destinos icônicos como Praia do Forte.