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Analfabetismo Funcional Atinge 29% dos Brasileiros e Preocupa Especialistas

Dados recentes mostram que quase um terço da população não consegue interpretar textos simples ou fazer contas do dia a dia; problema afeta 27% da força de trabalho e impacta a economia.

Por: Tatiane Almeida
05/05/2025 às 16h48
Analfabetismo Funcional Atinge 29% dos Brasileiros e Preocupa Especialistas
Agência Brasil

Um estudo divulgado  revela um retrato alarmante da educação no Brasil: 29% dos brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, embora saibam ler e escrever, não conseguem compreender textos mais longos, interpretar gráficos ou resolver problemas matemáticos básicos. Na força de trabalho, o índice é de 27%, o que preocupa especialistas em educação e economia, já que o problema limita a produtividade e a competitividade do país.

Essa limitação afeta desde a empregabilidade até a tomada de decisões no dia a dia, perpetuando desigualdades sociais e econômicas.

Diferente do analfabetismo absoluto (quando a pessoa não sabe ler nem escrever), o analfabeto funcional tem habilidades limitadas de leitura e cálculo.

Apesar da universalização do acesso à escola, o sistema educacional brasileiro ainda não garante aprendizado efetivo. Os piores índices estão nas regiões Norte e Nordeste, onde o analfabetismo funcional chega a 35%, segundo o estudo.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou, em nota, que está ampliando investimentos em políticas de alfabetização, mas reconhece que os resultados "demandam tempo".

Enquanto o problema persistir, o Brasil continuará em desvantagem no cenário global, onde a capacidade de interpretação e raciocínio é cada vez mais valorizada.

O analfabetismo funcional é um desafio estrutural que exige ações urgentes. Melhorar a qualidade da educação e oferecer oportunidades de capacitação são passos essenciais para transformar essa realidade e impulsionar o crescimento do país.

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