Camaçari foi um dos seis municípios escolhidos pelo Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana para participar da testagem de ônibus elétricos. A ação faz parte da Oficina de Eletromobilidade no Transporte Público, que tem como objetivo aprofundar o conhecimento técnico sobre descarbonização das frotas e ampliar soluções de mobilidade sustentável em cidades da Bahia.
No município, o estudo técnico está sendo conduzido pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). Nesta semana, o órgão deu início ao primeiro teste prático com um ônibus elétrico, e nas próximas semanas fará avaliações com veículos de outros fabricantes e modelos, integrados ao sistema emergencial Conecta Camaçari.
De acordo com o diretor-superintendente da STT, Edmilson Sousa, os testes estão sendo realizados em condições reais de operação, em linhas de grande fluxo de passageiros. “Eles servirão como elemento de análise das variáveis essenciais para a viabilidade da eletrificação de parte da futura frota de ônibus, que irá compor o quantitativo final da frota de concessão definitiva, formada por veículos a combustíveis e elétricos”, explicou.
Segundo análise da superintendência, esta etapa permitirá à cidade coletar dados sobre consumo de energia, custos de manutenção, eficiência dos veículos em diferentes condições climáticas e de relevo, além de outros indicadores fundamentais para um projeto de longo prazo. O primeiro ônibus já está circulando em itinerários que incluem Jardim Limoeiro, Parafuso, Vila de Abrantes, Arembepe e Barra do Pojuca.
Um destaque do processo foi a escolha da única motorista mulher do sistema, Renata da Silva Bonfim, 36 anos, para conduzir os testes. Com mais de dez anos de experiência na área, ela destacou os benefícios do veículo. “A sensação é incrível, muito boa, e bem confortável. É um carro que não tem barulho e é prazeroso vir trabalhar. Não só para mim, como motorista, mas também para os passageiros, que vão ter os cabos USB para carregar os celulares e se distrair durante a viagem”, afirmou.
Além de Camaçari, também participam dos testes os municípios de Feira de Santana, Jequié, Luiz Eduardo Magalhães, Salvador e Vitória da Conquista. A iniciativa busca consolidar a Bahia como referência nacional na discussão e aplicação de novas tecnologias para a mobilidade urbana.