A multinacional chinesa BYD confirmou, neste sábado (20), durante reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), que irá ampliar suas operações no estado. Além do aumento da produção de automóveis, a companhia revelou que já deu início à montagem de uma unidade de fabricação de baterias para veículos elétricos.
O anúncio foi feito pelo presidente da BYD Brasil, Tyler Lie, que destacou a importância do estado no cenário internacional da companhia. “Antes de tudo, gostaria de agradecer todo o suporte que o Governo do Estado, o secretário e a sua equipe têm nos dado. Um dos tópicos da reunião de hoje foi o nosso plano de expansão. A produção das peças no Brasil tem que ser feita passo a passo, porque é uma tecnologia nova, que depende do desenvolvimento dos fornecedores locais, com capacitação. Já começamos a montagem da fábrica de baterias, que exige mais desenvolvimento tecnológico e máquinas muito mais avançadas”, afirmou.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, a escolha da Bahia para receber novos investimentos da BYD reforça o protagonismo do estado no setor de eletromobilidade. “A Bahia é um grande player nacional nas Américas. A BYD é hoje a maior companhia global na fabricação de carros elétricos. Ela tinha inúmeros lugares para escolher e nosso estado foi o eleito. Tudo isso é fruto do trabalho do time liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues, com a participação do ministro Rui Costa e do presidente Lula”, disse.
Almeida ressaltou ainda que o anúncio representa a confiança da empresa no mercado brasileiro e no ambiente de negócios baiano. “O investimento já ultrapassa os R$ 5 bilhões e tende a crescer com a ampliação. Esse é um reflexo da aceitação do produto e da força do mercado no Brasil e na Bahia”, completou.
Também participaram do encontro os executivos da BYD Alexandre Liu, diretor de Novos Negócios; Pan Swift, diretora de Projetos; e Felipe Peleteiro, responsável por Relações Governamentais.