
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza, na próxima sexta-feira (23), um ato em solidariedade à Venezuela, com a participação de um representante da embaixada venezuelana. A atividade integra a programação do 14º Encontro Nacional do MST, que acontece em Salvador, na Bahia.
O encontro tem início nesta segunda-feira (19) e segue até sexta, com a expectativa de reunir cerca de 3.000 integrantes do movimento, vindos de diferentes regiões do país. O evento marca também os 42 anos de atuação do MST, celebrados no próximo dia 22. O último encontro nacional do grupo havia sido realizado em 2009.
De acordo com o movimento, a programação inclui debates sobre a luta pela terra, a construção da Reforma Agrária Popular e a luta socialista. Ao longo dos cinco dias, estão previstas plenárias, reuniões, ciclos de debates e apresentações culturais.
Segundo Eliane Oliveira, integrante da direção nacional do MST, o encontro terá papel estratégico para o futuro da organização. “Esse encontro apontará para nós as próximas linhas e decisões políticas para os próximos períodos, tendo o estudo e debates sobre os desafios da conjuntura internacional e a organização da produção de alimentos pelas famílias Sem Terra, a apresentação e aprovação da nova organicidade do MST, além de muita celebração e cultura”, afirmou.
O 14º Encontro Nacional ocorre em um contexto de retomada das atividades presenciais de grande porte do movimento e busca atualizar diretrizes políticas e organizativas para os próximos anos.