
A fé ganhou perfume, som e cor na manhã desta sexta-feira (23), em Monte Gordo, durante as celebrações em homenagem a São Francisco de Assis, santo católico padroeiro da localidade. O aroma da água de cheiro, os cânticos dos grupos culturais e o colorido das indumentárias das baianas tomaram conta das ruas, anunciando oficialmente a abertura da tradicional Lavagem de Monte Gordo, uma das manifestações mais emblemáticas do calendário cultural do verão de Camaçari.
O cortejo partiu da Praça Central de Guarajuba e seguiu em direção à capela, localizada nas proximidades do Centro Comercial de Monte Gordo. Ao longo do percurso, fiéis, moradores, visitantes e turistas acompanharam o ritual que celebra a união entre fé, tradição e identidade cultural, reforçando o valor simbólico das lavagens para a preservação da memória e da cultura popular.
Presente no evento, o prefeito Luiz Caetano destacou a força da celebração, que reúne devoção religiosa e manifestações culturais. “Este é um momento de celebração e de comunhão, que fortalece nossas tradições. Isso está em sintonia com a transformação que estamos vivendo no município, onde a valorização e o cuidado com o nosso povo são prioridades. Entre as iniciativas está o Verão Conectado, que promove ações integradas, com planejamento de infraestrutura e serviços, especialmente para as localidades da orla. Essa é a Camaçari que a gente quer, cada vez mais desenvolvida”, afirmou.
A abertura do cortejo ficou por conta das baianas, que, com suas vestimentas tradicionais, realizaram o ritual simbólico da lavagem, reforçando o caráter sagrado da celebração e emocionando o público presente.
Para a secretária de Cultura, Elci Freitas, o evento evidenciou a diversidade cultural do município. “Foi um momento preparado com muito carinho e zelo, em que devoção, ancestralidade e cultura caminham juntas, através da música, do som dos tambores e da presença do nosso povo. Nosso compromisso é fortalecer as manifestações que fazem parte da história de Camaçari”, destacou.
Ao longo do percurso, diversas expressões culturais tiveram espaço e protagonismo. Entre elas, a Associação Cultural de Capoeira Filhos de Maltas, criada em 2015 no bairro Jardim Limoeiro e formada por cerca de 60 integrantes. O presidente da associação, Cristian Santos da Silva, 32 anos, celebrou a participação inédita do grupo nas lavagens da orla. “Ficamos muito felizes em poder representar a cultura da nossa cidade, especialmente neste momento de retomada da valorização cultural. É muito importante fazer parte disso”, disse.
Quem também levou alegria e arte para o cortejo foi a Cia. Isartes, que integra linguagens como teatro e arte circense. Integrante do grupo, Nildes Sena, 57 anos, ressaltou o papel social da companhia. “Entre os nossos propósitos está promover pautas racial e socioeconômica, ao potencializar artistas negros de diferentes idades. Além disso, buscamos preservar e valorizar a arte de rua”, pontuou.
Também animaram a procissão as charangas Big Band e da Fanfarra Popular de Parafuso (Fanpop), além dos grupos Samba Chula Raiz Ancestral, Dança Contemporânea Ancestral, Groove dos Tambores e o Grupo de Capoeira Berimbau Arte, evidenciando a pluralidade cultural e exaltando a ancestralidade presente na festa.
O público que acompanhou a lavagem se mostrou encantado com o espetáculo multicultural. Moradores, visitantes e turistas vibraram em uma mesma sintonia ao longo do percurso. O historiador Roberto Bispo Silva, 54 anos, morador de Salvador, participou pela primeira vez dos festejos da orla de Camaçari. “Achei tudo muito bonito, especialmente pelo respeito à cultura. É fundamental que não se permita que essas manifestações desapareçam, principalmente as nossas raízes afro”, afirmou.
Para garantir conforto e bem-estar aos participantes, a Prefeitura de Camaçari disponibilizou suporte com serviços públicos durante todo o trajeto, com distribuição de água mineral, protetor solar e preservativos, aliando lazer, saúde e conscientização.
Além do momento religioso, a Lavagem de Monte Gordo segue com programação festiva ao longo da tarde desta sexta-feira (23), a partir das 13h, no palco montado na Praça do Mercado da localidade. A festa continua no sábado, domingo e na segunda-feira (24, 25 e 26), fortalecendo a cultura, o turismo e a alegria do verão camaçariense.
O ciclo de lavagens e festas populares do município é realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, e da Cultura (Secult), com o apoio de diversas pastas e órgãos municipais.
Sexta-feira (23)
Palco principal – a partir das 13h
Samba Verão Conectado – Diggo
Sábado (24)
Desfile de blocos – a partir das 15h
Bloco Coco Manga, com Pierre Onassis
Palco principal – a partir das 19h
Henrique do Cavaco
Everton Cardoso
Alex Maxx
Heitor Costa
Rick Santos
Domingo (25)
Desfile de blocos – a partir das 14h
Bloco Aí Ki Língua, com Weslei Fera
Bloco Lula Louca, com Cirilo Teclas
Palco principal – a partir das 19h
Marcelino Corda Bamba
Juliano Nunes
Bom Te Ver
Simone Moreno
Segunda-feira (26)
Baile dos Coroas – a partir das 19h
Arielen Sanjes – A Leoa
Elvis Salgado
Canindé