
A cidade de Curitiba, no Paraná, passou a contar com uma nova tecnologia voltada ao combate à poluição sonora no trânsito. Conhecido como “radar do barulho”, o equipamento está em funcionamento desde setembro de 2023 e tem como objetivo identificar veículos que produzem níveis excessivos de ruído e perturbam o sossego da população.
O novo dispositivo foi instalado em conjunto com um radar eletrônico de fiscalização de velocidade em um trecho da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro do Tarumã. A iniciativa marca uma das primeiras experiências do tipo no Brasil, utilizando tecnologia específica para o monitoramento de ruídos no tráfego urbano.
Apesar de já estar operando, o radar do barulho ainda não tem poder de multar. Isso porque o equipamento depende da homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), processo que, segundo informações, já está em andamento.
Enquanto a autorização não é concluída, o sistema atua na coleta e no armazenamento de dados sobre veículos excessivamente barulhentos. As informações reunidas servirão de base para estudos e para o desenvolvimento de ações voltadas à conscientização, com o objetivo de reduzir os transtornos causados pelo excesso de ruído no trânsito.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o radar está calibrado para captar sons emitidos por veículos — incluindo motocicletas — que ultrapassem o limite de 90 decibéis. A expectativa é que os dados obtidos auxiliem o poder público na formulação de políticas mais eficazes para garantir maior conforto acústico à população.