A fábrica chinesa de carros elétricos BYD está estudando a instalação de uma unidade no Paraná. Isso porque a fábrica de Campo Largo, que produzia motores da Fiat, foi desativada em novembro de 2022, e representantes da BYD foram conhecer a planta. Porém ainda não é possível dizer que com isso, a vinda da montadora para Camaçari está ameaçada, já que não há sinalização de que a BYD abandone os planos para aproveitar a planta da Ford. As informações são da revista Quadro Rodas.
Ainda em 2022, o então governador Rui Costa chegou a marcar para dezembro o anúncio oficial sobre o início dos trabalhos da BYD na Bahia, que não aconteceu. A gestão estadual também projeta o mês de junho de 2023 como marco inicial da operação, porém uma mudança completa para o Paraná a este ponto pode atrasar o cronograma. É esperar para ver.
No caso dos automóveis, a BYD deve manter na Bahia a maior fatia da produção, com etapas de estruturação, pintura e montagem dos elétricos. Já as baterias e seus componentes podem ir para o sul do país. Os itens são importados da China e ligados ao processo produzido no Brasil, a exemplo de inversores e sistema de gerenciamento energético e térmico.
Mín. 24° Máx. 27°