Durante mais de quatro horas, equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia somaram esforços com pescadores e integrantes de organizações ambientais de proteção para desencalhar e devolver ao mar um filhote de baleia Jubarte, preso na praia de Itapuã. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (1).
Segundo a comandante da Coppa, major Érica Patrícia, a unidade foi acionada pelo Inema, que tomou conhecimento do encalhe do animal.
No local indicado, os policiais entraram no mar e se uniram a pescadores, integrantes do Instituto Baleia Jubarte e, mais tarde, profissionais do CBMBA e desenvolveram estratégias para retirar o animal.
Em duas tentativas, o animal foi removido de onde estava, mas devido a desorientação, acabou voltando a encalhar. Na terceira tentativa, com uso de força, o grupo conseguiu liberar a baleia.
A major frisou ainda que, durante toda a ação, os policiais também orientaram os pescadores sobre os prejuízos da pesca com bomba, redes de arrasto, além da importância de manter as praias livres de sacolas plásticas e outros itens que causam danos ao meio ambiente.
“Fica agora a torcida que este filhote encontre sua mãe e siga seu caminho”, falou esperançosa.