A cidade de Mata de São João, localizada na Região Metropolitana de Salvador, tem enfrentado um aumento da violência armada. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado, houve pelo menos 40 tiroteios na cidade neste ano, resultando em 33 mortes e sete feridos. Após a divulgação desses dados, houve um confronto entre policiais civis e suspeitos de participar de uma chacina com nove mortos. Dois homens foram baleados e não resistiram aos ferimentos.
Mata de São João é conhecida por suas praias paradisíacas e é um importante destino turístico na Bahia. Além dos famosos distritos de Praia do Forte e Imbassaí, o município também possui uma vasta área rural. Infelizmente, a violência tem afetado a região, incluindo um caso recente em que nove pessoas foram encontradas mortas em casas vizinhas. Uma das casas pegou fogo e sete pessoas foram carbonizadas, incluindo três crianças. Na outra casa, duas mulheres foram mortas a tiros.
Outro caso de violência que teve repercussão na cidade aconteceu em março de 2023, quando um jovem de 18 anos foi encontrado decapitado após sair para uma cavalgada em Mata de São João. O corpo de Antônio Fernando foi encontrado quatro dias após seu desaparecimento, em um local conhecido como Mata Burro, em Monte Gordo, distrito de Mata de São João. Dez dias depois, o corpo de um servidor público foi encontrado esquartejado dentro de um carro na cidade. Os crimes tiveram bastante repercussão e o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, visitou a cidade para se reunir com o prefeito.
Uma nova reunião com o secretário e o governador Jerônimo Rodrigues está marcada para a próxima quarta-feira (30), segundo a assessoria da prefeitura.