O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (2), o repasse de R$ 20 milhões para a Bahia, como parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas. O objetivo é reforçar as ações de segurança pública no estado, que tem enfrentado uma onda de violência nas últimas semanas.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) detalhou como os recursos serão aplicados. Segundo a pasta, o dinheiro será usado para a compra e doação de viaturas, armamentos, equipamentos de proteção individual (EPI) e instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO) para as forças policiais do estado.
Além disso, a SSP-BA informou que fará alterações na legislação e parcerias com universidades e empresas de tecnologia para aprimorar as estratégias de prevenção e repressão ao crime. A ideia é fortalecer as redes de enfrentamento às organizações criminosas, que têm atuado em diversas regiões do estado.
O Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas foi lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, e visa fortalecer a cooperação entre os entes federativos e as instituições de segurança pública e justiça criminal na atuação contra o crime organizado.
A Bahia foi um dos estados contemplados com os recursos federais adicionais, em razão da situação crítica que vive. Somente em setembro, foram registradas 68 mortes na Bahia em confrontos com a polícia, um aumento de 36% em relação ao mesmo período do ano passado.