O site É Notícias, um dos principais veículos de comunicação da região de Camaçari, Bahia, vem a público denunciar uma tentativa de golpe que está sendo praticada por pessoas mal-intencionadas que se fazem passar por membros da equipe do site.
Segundo relatos de vários leitores, os golpistas enviam mensagens pelo WhatsApp, perguntando se podem adicionar as vítimas em um novo grupo do É Notícias. Em seguida, eles solicitam um código que chegará no celular das vítimas, alegando que é necessário para confirmar a participação no grupo.
No entanto, esse código é na verdade uma forma de obter acesso ao WhatsApp das vítimas e, consequentemente, se passar por elas a fim de aplicar golpes em seus contatos. Os golpistas podem pedir dinheiro, dados pessoais, senhas ou outras informações sensíveis, se aproveitando da confiança que as vítimas têm no É Notícias.
O diretor do É Notícias, o jornalista Ramon Santos, alerta que o site não faz esse tipo de contato com os leitores e que nunca pede nenhum código ou informação por WhatsApp. Ele orienta que, caso alguém receba esse tipo de mensagem, não responda e denuncie imediatamente à polícia.
“É lamentável que existam pessoas que tentam se aproveitar da credibilidade e do reconhecimento do nosso trabalho para enganar e prejudicar os nossos leitores. Nós repudiamos essa prática criminosa e pedimos que todos fiquem atentos e não caiam nesse golpe. O É Notícias possui apenas um grupo de WhatsApp, ao qual as pessoas podem entrar através de um link disponível no site. O É Notícias não solicita nenhum código ou informação adicional por esse meio. Se você receber alguma mensagem suspeita, não responda e denuncie à polícia”, disse Ramon Santos.
O É Notícias reforça o seu compromisso com a informação de qualidade e a transparência com os seus leitores e agradece a confiança de todos.