24°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Foragidos da Justiça são presos em Camaçari e Itabuna com ajuda do Sistema de Reconhecimento Facial da SSP

Tecnologia de ponta auxilia polícia na captura de criminosos em Itabuna e Camaçari

Ramon Santos (DRT-6448/BA)
Por: Ramon Santos (DRT-6448/BA)
18/02/2024 às 01h36
Foragidos da Justiça são presos em Camaçari e Itabuna com ajuda do Sistema de Reconhecimento Facial da SSP
Foto: Vitor Barreto | Ascom SSP

Com o apoio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, mais dois foragidos da Justiça foram presos nas últimas 24 horas, em diferentes regiões do estado. Os suspeitos tinham mandados de prisão por crimes como roubo, falsificação e extorsão.

O primeiro caso foi em Itabuna, no Sul da Bahia, onde um homem foi identificado pelo sistema após passar por um dos pontos monitorados pela tecnologia. Ele tinha um mandado de prisão em aberto por roubo e foi conduzido à delegacia da cidade.

O segundo caso foi em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde outro homem foi reconhecido pelo sistema e abordado por policiais. Ele tinha um mandado de prisão preventiva pelos crimes de falsificação, roubo e extorsão e foi encaminhado à sede da Polícia Civil.

Segundo a SSP, desde o início da utilização do Sistema de Reconhecimento Facial, em dezembro de 2018, 1.379 foragidos da Justiça foram capturados na Bahia. A tecnologia compara as imagens captadas pelas câmeras com as fotos dos procurados que estão no banco de dados da SSP. A taxa de acerto do sistema é de 98%.

O secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, destacou que o sistema é uma ferramenta importante para o combate à criminalidade e para a garantia da segurança pública. “O Sistema de Reconhecimento Facial é um grande aliado das forças policiais na localização e prisão de criminosos que estão sendo procurados pela Justiça. É uma tecnologia de ponta que nos ajuda a proteger a sociedade e a fazer justiça”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários