Procurados por tráfico de drogas, violação sexual, furto e roubo, cinco homens foram retirados do convívio com a sociedade, após passarem por pontos monitorados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Publica da Bahia. O caso mais recente ocorreu na manhã deste sábado (26).
Após aparecer o aviso de 90% de semelhança nas telas do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) do Centro de Operações e Inteligência (COI), indicando que o traficante andava livremente em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), equipes foram acionadas.
Guarnições do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari) encontraram e conduziram o suspeito até a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde o mandado de prisão expedido pela 2ª Vara de Tóxicos de Salvador foi cumprido.
Ainda em Camaçari, o sistema indicou um alerta de 93% de semelhança para um homem responsável pela prática de violação sexual havia sido encontrado.
O criminoso, com ordem judicial expedida pela 1ª Vara dos Feitos Relativos Aos Crimes Contra a Criança e Adolescente de Salvador, foi capturado por outra guarnição do 12º BPM e levado à Polinter.
Outras prisões
Outras ocorrências aconteceram entre o último sábado (19) e a quarta-feira (23) em Salvador e Camaçari. Com alertas de 95%, a ferramenta auxiliou na captura de outros três suspeitos pelos crimes de furto e roubo.
Os homens, que possuíam mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Camaçari, 11ª Vara Criminal de Salvador e 1ª Vara de Execuções Penais da capital baiana foram conduzidos com apoio de unidades da PM e da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador, para a Polinter e 18ª Delegacia Territorial (DT) de Camaçari, onde as ordens judiciais foram cumpridas.
A tecnologia, que segue em expansão para mais 77 cidades baianas, já ajudou a retirar das ruas mais de 500 pessoas desde o seu lançamento, em dezembro de 2018.