Fraudes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), detectadas no primeiro momento, entraram no radar da Operação Passe Livre III. Realizada nesta terça-feira (21), a Polícia Federal (PF) capturou um suspeito de fazer a prova de outra pessoa, em 2022. Dentro da casa do investigado, os agentes apreenderam um celular, que ele arremessou pela janela do banheiro ao notar a chegada das equipes.
O indivíduo investigado nesta terça recebeu o benefício da aprovação fraudulenta no Enem 2022. Ele teve ingresso de forma ilegítima no curso de Engenharia da UNIFESSPA.
Na oportunidade, o irmão dele fez a prova, o qual é um dos alvos da primeira edição da operação, pela parovação no Enem 2022 e acesso irregular no curso de medicina da UEPA, cuja prova foi feita por outra pessoa.
No mais, a descoberta aconteceu devido a análise de documentos e eletrônicos apreendidos na primeira fase da operação, em fevereiro. Sendo assim, os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, estelionato com causa de aumento de pena.
Mín. 24° Máx. 27°