Uma grande operação conjunta da Polícia Federal (PF) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-SP) desmantelou uma quadrilha especializada em roubo de cargas, que atuava em vários estados brasileiros e movimentou cerca de R$ 70 milhões.
grupo interceptava veículos de carga em rodovias, principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Os produtos roubados eram desviados para um esquema de receptação, incluindo o desmonte de caminhões em oficinas clandestinas. O lucro era reinvestido em imóveis de luxo, carros caros e estilo de vida ostentação pelos integrantes.
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 7 de prisão temporária em cidades de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.A PF rastreou as transações financeiras e identificou empresas de fachada usadas para legalizar o dinheiro ilícito.
Os investigados viviam em mansões, dirigiam veículos importados e frequentavam casas noturnas e resorts de alto padrão, chamando a atenção das autoridades.
Os presos serão indiciados por roubo, receptação qualificada, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. A PF ainda investiga possíveis conexões com outras organizações criminosas.
Esta operação é considerada um grande golpe no crime organizado envolvendo roubo de cargas no Brasil.