Ele foi detido após sua companheira registrar um boletim de ocorrência por violência doméstica em Maceió. Câmeras de segurança gravaram o momento em que a vítima saiu do apartamento com o rosto ensanguentado.
Em um podcast publicado no dia 5 de abril, João Neto justificou a agressão física contra mulheres, alegando que um homem só deveria bater "se ela lhe bater primeiro". Ele declarou: "Quem não quer apanhar, não bate. Se a mulher sabe que não pode com você, por que daria um tapa na sua cara? Se ela faz isso, está querendo levar outro."
Durante a entrevista, o advogado comparou sua visão a passagens bíblicas envolvendo Jesus Cristo, provocando risadas do apresentador. "Jesus, quando levou um tapa, ofereceu a outra face. Eu não, irmão, não tenho essa capacidade de perdoar. Se me baterem, vão receber de volta. Se não quer apanhar, não bata", finalizou, enquanto o entrevistador ria das declarações.
João Neto foi preso em flagrante na segunda-feira (14) por lesão corporal e violência doméstica. Na terça (15), a prisão temporária foi convertida em preventiva.